Quem você é?


671a3c657b2840b2b27d907497ea847d.jpg

Certamente já nos fizemos essa pergunta alguma vez na vida e pudemos perceber que a resposta é muito difícil de responder! Podemos dizer que somos resultado de nossos escolhas no decorrer da vida. Talvez você diga que não escolheu nascer na família que você nasceu ou talvez diga que não escolheu sofrer certo acidente a tantos anos atrás, mas o fato é que realmente não escolhemos 100% do que nos acontece, mas escolhemos 100% de como reagimos ao que nos acontece. Por exemplo, eu não escolhi nascer em uma família com dificuldades financeiras, mas eu escolhi não permanecer nesta situação só porque meus pais estavam assim quando me dei conta sobre a vida. 


Você pode escolher ficar remoendo algo ruim que lhe aconteceu ou aprender a viver e decidir ser feliz mesmo tendo agora uma deficiência física causada por um acidente que você não provocou. Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas não podemos nos enganar achando que nossos problemas são os maiores do mundo, porque é fato que hoje existem pessoas vivenciando situações melhores e piores que a sua.
Então podemos concluir que o que somos e temos hoje é resultado de nossas escolhas e decisões no passado, isso em relação a nossa vida profissional, social, amorosa, etc...
Se você não gosta do que é ou do que tem hoje em alguma área de sua vida não se preocupe você pode ser diferente, pode ser mais, pode ter mais! Basta fazer as escolhas certas a partir de agora! Mas como decidir corretamente em um mundo tão complicado?
Primeiro precisamos entender onde buscamos informações na hora de decidir, sempre buscamos respostas a nossas perguntas ou situações em nosso dia a dia dentro do nosso coração, nossa mente, isso com base em nossas experiências de vida ou perguntando a pessoas que estão ao nosso redor, e essas pessoas podem nos influenciar através de uma conversa ou até uma matéria na internet por exemplo. Lucas 6:43‭-‬45 NTLH —  A árvore boa não dá frutas ruins, assim como a árvore que não presta não dá frutas boas.  Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga.  A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.


Costumo dizer que quando nascemos somos como um celular novo, que acabamos de comprar, celular esse que tem dentro si apenas aplicativos básicos e que ao longo da vida vamos incluindo novos aplicativos dentro dele conforme achamos conveniente. Sendo assim só posso utilizar um aplicativo em meu celular se ele já vier com esse aplicativo dentro dele ou se eu tiver instalado  nele, correto? Pois bem é exatamente assim que funcionamos também! Só posso tirar de dentro de mim algo que já coloquei, só posso tomar uma decisão correta se os parâmetros sobre a vida que estão dentro de mim estiverem corretos, mas como instalo esses “aplicativos” em mim? Ou melhor, como coloco ou estabeleço meus parâmetros sobre a vida? Mateus 6:22‭-‬23 — Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz.  Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!


Nossos parâmetros ou regras de decisões são estabelecidos através da nossa experiência de vida e aprendizado, o que seus olhos têm visto? Como você tem alimentado seu coração? O que você tem assistido, ouvido, lido, vivenciado?

Há quem diga que nossa genética influência em nosso modo de vida, creio que isto seja verdade, porque tenho exemplos na família de filhos que nunca conviveram com o pai biológico, mas mesmo assim possuem características comportamentais iguais as de seus pais biológicos, porém tenho plena convicção que a genética não é o fator dominante na vida de uma pessoa, se fosse o fator dominante, não existiria o livre arbítrio, acredito que a genética influencia, mas as escolhas das pessoas é que são predominantes em suas vidas. Caso contrário Deus seria alguém muito injusto se nos diz que temos a opção de escolher se queremos ir para o céu ou não, mas colocasse em nós alguma  característica de nascença que nos impeça de servi- lo, como por exemplo todo aquele que tem olhos verdes não podem servir a Deus, ou todo aquele que é nervoso porque nasceu assim vai para o inferno.

1 Coríntios 6:8 Pelo contrário, vocês cometem injustiça, e roubam, e fazem isso tudo contra os seus próprios irmãos! 9 Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, 10 os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. 11 Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus. 12 Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.

Então estabelecemos nossas regras através do que vemos, ouvimos, pensamos e sentimos no decorrer da vida, estabelecemos nossos critérios de decisões com base no que vemos, ouvimos, pensamos e sentimos na convivência com nossos pais, amigos, professores, parentes durante nossa vida, além da influência que recebemos de livros, televisão, internet, jornais, músicas, etc. Então será que essas fontes nos deram critérios de decisões corretos? Será que esses critérios da época do meu pai, ainda são úteis hoje? Posso confiar cegamente no que aprendi durante a vida? Mesmo querendo o melhor para mim será que me ensinaram corretamente? Será que sabiam corretamente? Não estou dizendo para você esquecer tudo o que sabe, mas estou propondo que  você analise seus critérios de decisões para saber se realmente estão corretos. Preciso dizer que assisto TV, leio jornais, pesquiso na internet, ouço músicas como qualquer outra pessoa, mas estou sempre atento ao conteúdo que está sendo me apresentado e se estão de acordo com os parâmetros e critérios de vida que tenho.

João 16:8 Quando o Auxiliador(Espírito Santo) vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.
Atos 5:32 Nós somos testemunhas de tudo isso – nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.

Romanos 12:2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

Porque se meus critérios de decisões são corretos, minhas decisões são corretas e então meus resultados são corretos! Porém o contrário também é verdadeiro, se meus critérios são ruins, minhas decisões são ruins e meus resultados serão ruins!

Mas corretos com base no que? Com base em quem? Nos critérios de quem?

Bom, daqui partimos para uma nova jornada, crer ou não crer eis a questão! Eu creio que a Bíblia é o manual da vida escrito por Deus através da vida de seres humanos inspirados por Ele para que pudéssemos ter um relacionamento pessoal com o próprio Deus. E é Deus que estabelece os critérios e parâmetros corretos para uma vida completa e feliz.

João 10: 9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. 11 – Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

E talvez aqui você desista da leitura, talvez por não crer que a Bíblia tem a inspiração divina, e sinceramente você tem todo o direito de pensar assim, você tem o livre arbítrio, só você e mais ninguém pode decidir se você quer conhecer a Bíblia a ponto de saber se ela é verdadeira ou não. Ninguém pode te forçar sobre essa escolha, pois foi o próprio Deus que lhe garantiu o direito de querer conhecê-lo ou não. Romanos 2: 5 Mas o seu coração é duro e teimoso. Por isso você está aumentando ainda mais o castigo que vai sofrer no dia em que forem revelados a ira e os julgamentos justos de Deus, 6 pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez. 7 Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal. 8 Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau.

Posso dizer que não sou a pessoa mais inteligente do mundo e também não sou a mais leiga que você já conheceu, tenho em mim o critério de examinar tudo o que vejo ou já vi na vida, sempre desconfiando dos reais motivos das pessoas e das fontes que utilizam para afirmar algo. Tenho estudado sobre a Bíblia a anos e sobre até que ponto ela foi inspirada por Deus e até que ponto ela é invenção de seres humanos. Posso te assegurar que ela foi inspirada por Deus, mas não é meu objetivo neste texto esclarecer este assunto sobre a veracidade da Bíblia. Se quiser saber mais sobre a Bíblia clique aqui para ler outro estudo. Mas por favor não acredite em mim, faça como eu, caso você tenha alguma dúvida sobre a autenticidade da Bíblia, pesquise sobre o assunto com fontes de sérias e de credibilidade e tire suas próprias conclusões.

Voltando ao assunto, quem você é? Você e eu somos resultados de nossas histórias e do meio em que vivemos! É o que está em nossos corações que comanda nossas atitudes:
Marcos 7:21-23 do coração vem a impureza. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte,  os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências.  Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.
Se o coração é bom, as decisões são boas!

Precisamos ser libertos:

João 8:31‭-‬34 Então Jesus disse para os que creram nele:  — Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos  e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: — Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?  Jesus disse a eles:  — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado.  Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos.  Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.
João 8:37‭-‬44— O nosso pai é Abraão! — responderam eles. Então Jesus disse:  — Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez.  Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim!  Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.
Provérbios 4:20‭-‬23 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
Salmo 119:96‭-‬106 Tenho visto que todas as coisas têm o seu limite, mas o teu mandamento se aplica a tudo.Como eu amo a tua lei ! Penso nela o dia todo.  O teu mandamento está sempre comigo e faz com que eu seja mais sábio do que os meus inimigos.  Eu entendo mais do que todos os meus professores porque medito nos teus ensinamentos.  Tenho mais sabedoria do que os velhos porque obedeço aos teus mandamentos.  Não tenho andado pelos caminhos da maldade, pois quero obedecer à tua palavra.  Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas.  Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel.  Por meio das tuas leis , consigo a sabedoria e assim detesto todos os caminhos da mentira.  A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.  Cumprirei o juramento que fiz de seguir os teus justos ensinamentos.
1 João 2: 1-6 Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. 2 É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. 3 Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. 4 Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. 5 Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: 6 Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.

Mateus 11:27 – O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. 28 – Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. 29 Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. 30 Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.


662de67446c647e1928c71f760b955d3.jpg

Quem você é? Você gosta de quem você é e de onde está?

Você gosta de como está sua família, sua saúde, sua vida profissional, sua vida espiritual, sua vida pessoal?

Quem você quer ser? Mude suas fontes de informações ou inclua conhecer o que Deus quer de você, assim seus resultados também mudarão!

Para isso: Ore todos os dias, leia a Bíblia todos os dias, Louve a Deus todos os dias e esteja no mínimo 2 vezes por semana em uma igreja prestando culto a Deus! Sua vida nunca mais será a mesma!


Que Deus te abençoe!


Se você gostou deste site curta e compartilhe, assim você ajuda outras pessoas a realmente conhecerem o plano de Deus para suas vidas!